Experiências profissionais

Aqui estão minhas principais experiências profissionais, a começar pela mais recente:

   • Pesquisador visitante
   • Jornalista freelancer
   • Assessor especial
   • Coordenador de projetos para tecnologias digitais
   • Mestre em Ciências Humanas
   • Assessor de comunicação
   • Assistente editorial

*

Pesquisador visitante
Laboratório de Tecnologias Livres – LabLivre, Universidade Federal do ABC
Desde 2016

Apresentando os trabalhos do LabLivre durante o Libre Graphics Meeting 2017, na PUC-Rio

Desde abril de 2016, sou pesquisador visitante do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC, um espaço interdisciplinar de pesquisa e de articulação entre os saberes da academia e das comunidades tecnológicas. A principal missão do LabLivre é desenvolver tecnologias livres e pesquisar as implicações políticas, econômicas, culturais e sociais dos artefatos tecnológicos.

Os principais projetos nos quais estou envolvido tratam do papel das tecnologias digitais nas políticas públicas e também da produção e manutenção de tecnologias por parte dos governos.

*

Jornalista freelancer
Desde 2010

Em entrevista com o ex-presidente e então candidato ao Senado paraguaio, Fernando Lugo

Atuo como repórter e tradutor freelancer, tendo colaborado com os veículos CartaCapital, Carta Maior, Opera Mundi, Última Instância, Desafios do Desenvolvimento (Ipea), Le Monde Diplomatique Brasil, Rede Brasil Atual, entre outros. Acesse aqui alguns dos meus textos.

Também trabalho como consultor, auxiliando na concepção de sites, projetos de comunicação e outros conteúdos para pessoas físicas, organizações e empresas.

*

Assessor especial
Controladoria Geral do Município de São Paulo
2015-2016

Em apresentação durante Oficina da Lei de Acesso à Informação voltada a questões de Direitos Humanos

Depois de acompanhar por alguns anos como espectador o debate sobre transparência e controle social, resolvi aceitar o desafio de trabalhar com esses temas enquanto agente público. A convite da jornalista Fernanda Campagnucci, fui assessor especial da Coordenadoria de Promoção de Integridade (COPI) da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Atuei no planejamento, na execução e na supervisão de todos os projetos e produtos da COPI, entre os quais ressalto: os eventos Café Hacker; as oficinas da Lei de Acesso à Informação; o Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo; o Portal da Transparência municipal; o monitoramento do e-SIC e dos pregões eletrônicos; e os projetos Pedido Respondido e Diário Livre.

De todas as ações em nome da coordenadoria, trabalhei especialmente no planejamento e na execução de campanhas midiáticas; na produção de materiais, dados e sistemas técnicos institucionais; no apoio à implementação da Lei de Acesso à informação em nível municipal; na promoção de ações de controle social e participação política; na organização e participação, como palestrante, de eventos públicos; na supervisão das divisões de Controle Social, Transparência Ativa, Transparência Passiva, Fortalecimento de Gestão e Ética.

*

Coordenador de projetos para Tecnologias Digitais
Secretaria de Serviços do Município de São Paulo
2013-2015

Após defender minha dissertação de mestrado, aceitei o convite do professor Sergio Amadeu da Silveira para compor o corpo técnico responsável pela implementação e acompanhamento do projeto WiFi Livre SP, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital da Secretaria de Serviços do Município de São Paulo. Quando passei a integrar a equipe, o projeto acabara de ser materializado no Termo de Referência, de cuja finalização pude participar. Além da elaboração dos termos para o edital, atuei em todas as etapas da gestão dessa política, que envolveram, entre outras atividades, o diálogo junto às comunidades e ao poder público para a escolha dos locais que receberiam internet livre e gratuita; o acompanhamento do processo licitatório; a fiscalização do trabalho de empresas contratadas; a gestão dos mecanismos de controle do serviço; o acompanhamento dos projetos divulgação, com apoio na preparação dos materiais e na definição das estratégias midiáticas; o auxílio no relacionamento com a imprensa.

O WiFi Livre SP inovou ao levar internet gratuita e de alta velocidade a locais públicos de todos os distritos do município, à época sem guardar informações pessoais ou de navegação dos usuários.

*

Mestre em Ciências Humanas
Universidade Federal do ABC
2011-2013

Apresentando os resultados do trabalho no 37° encontro da Anpocs, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais

No primeiro semestre de 2011, fui aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC para iniciar minha pesquisa de mestrado. Na maior parte desse período, contei com uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Sob a orientação do Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira, desenvolvi um estudo – pioneiro no Brasil – sobre ativismo hacker, tomando como o objeto de pesquisa o coletivo de ativistas autodenominado Anonymous. A realização desse trabalho em regime de dedicação exclusiva me proporcionou uma vivência acadêmica bastante intensa.

Entre os principais resultados, destaco a participação como palestrante na conferência internacional Theorizing the Web, realizada na Universidade de Maryland; a publicação de diversos textos acadêmicos em renomados periódicos nacionais e internacionais, com destaque para o verbete “Hacking” na Blackwell Encyclopedia of Sociology; a experiência de estágio docente, apoiando o planejamento, a ministração de aulas e a correção dos trabalhos discentes em duas disciplinas do Bacharelado em Ciências Humanas da UFABC; e a publicação em livro da minha dissertação de mestrado pela EDUFBA, a editora da Universidade Federal da Bahia.

*

Assessor de comunicação
Deputado Federal Paulo Teixeira
2010-2011

Entre 2010 e 2011, fiz parte da equipe responsável por assessorar o deputado federal Paulo Teixeira, de São Paulo. Durante a campanha política de 2010, atuei como coordenador da comunicação digital, sendo responsável pelos conteúdos veiculados no site do candidato e pela elaboração e publicação de sete peças digitais multimídia nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Habitação, Cultura Digital, Meio Ambiente e Política sobre Drogas. Após a campanha, durante o mandato parlamentar, fui convidado para coordenar sua assessoria de imprensa em São Paulo. Coube a mim, principalmente: a edição dos conteúdos do site; a coordenação das ações nas redes sociais; o planejamento e a realização de campanhas midiáticas; a redação de artigos, discursos e publicações veiculados em canais oficiais e na imprensa brasileira; o apoio ao relacionamento junto à imprensa em São Paulo e em Brasília; o monitoramento de políticas públicas apoiadas pelo parlamentar.

*

Assistente editorial
Revista Líbero
2008-2009

Trabalho exercido no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Minhas principais atividades envolveram o planejamento das edições da revista; o contato direto com os professores autores; a edição dos papers submetidos; a revisão editorial; e o planejamento da distribuição da publicação pelo país e pelo mundo.

 

Voltar à página inicial