Formação acadêmica

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo
Cásper Líbero, 2010

Durante a graduação, cursada em um momento no qual o efervescia o debate sobre as influências dos meios digitais no jornalismo, realizei um estudo de iniciação científica com o objetivo de detalhar a dinâmica interna de quatro comunidades brasileiras de desenvolvimento softwares livres. Boa parte do estudo foi publicada em capítulo no livro Software livre, cultura hacker e o ecossistema da colaboração.

Como trabalho de conclusão de curso, desenvolvi a reportagem multimídia A Nova Alta dos presídios: uma história de Tupi Paulista, que tratou das transformações pelas quais passou a Nova Alta Paulista, região brasileira com maior concentração de presídios por metro quadrado. Tupi Paulista, cidade que se tornou o foco da reportagem, abrigava uma penitenciária masculina e receberia uma nova, desta vez feminina, no ano seguinte à conclusão do nosso trabalho.

*

Mestre em Ciências Humanas e Sociais
UFABC, 2013

No curso de mestrado, desenvolvi o primeiro estudo brasileiro até aquele momento sobre a faceta hacktivista e brasileira do coletivo Anonymous. Contando com uma vasta revisão bibliográfica e entrevistas com mais de duas dezenas de pessoas identificadas com o coletivo, o texto final foi publicado em livro pela Edufba em 2014. Conto mais sobre esse trabalho nas experiências profissionais.

*

Bacharelando em Filosofia
Universidade Católica de Brasília, desde 2017

Textos filosóficos sempre estiveram entre minhas leituras. Mas, em 2017, senti a necessidade de institucionalizar essa curiosidade iniciando uma nova graduação. A filosofia é como uma chave mestra capaz de facilitar a aproximação com qualquer tipo de conhecimento, além de auxiliar na tarefa de desconstruir crenças e prejulgamentos. De brinde, ainda se viaja pela fascinante história do pensamento ocidental 🙂

Outros cursos recentes, de curta duração, estão destacados no meu perfil do LinkedIn.

 

Voltar à página inicial