Sobre mim

Sou bacharel em Comunicação Social (Cásper Líbero, 2010) e mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC, 2013). Também curso Filosofia pela Universidade Católica de Brasília desde 2017, na modalidade a distância. Atualmente, trabalho como pesquisador acadêmico, jornalista freelancer e consultor em comunicação.

Minha trajetória profissional é marcada por projetos e ações no jornalismo, na gestão pública e na academia.

No jornalismo, como repórter freelancer, já colaborei com veículos como Carta Capital, Opera Mundi, Le Monde Diplomatique Brasil, Desafios do Desenvolvimento, Carta Maior, entre outros; atuei em duas campanhas políticas, coordenando principalmente estratégias de comunicação digital; fui assessor parlamentar no Legislativo Federal durante 2 anos, sempre lidando com temas relacionados à comunicação; e tenho trabalhado no apoio à edição de livros e demais publicações, assim como à concepção de sites e de projetos de comunicação para pessoas físicas, organizações e empresas.

Atuei no Executivo em duas oportunidades, ambas na prefeitura de São Paulo. Na primeira, fui um dos coordenadores do programa WiFi Livre SP, que levou internet gratuita e de alta velocidade a todos os distritos do município. Participei de todas as etapas do projeto, desde a concepção do Termo de Referência até a fiscalização dos serviços prestados pelas empresas contratadas, e a consequente avaliação dessa política pública. Na segunda ocasião, desta vez na Controladoria Geral do Município, trabalhei pela implementação de políticas de transparência, inovação e controle social, tais como o fortalecimento da Lei de Acesso à Informação em nível municipal, a produção e publicação de dados abertos, o desenvolvimento de softwares e plataformas livres e a adoção do livre licenciamento para documentos públicos.

Entre meus trabalhos acadêmicos, estão diversos artigos científicos, capítulos em livros e palestras ministradas em congressos no Brasil e no exterior, além de meu livro Anonymous Brasil, o primeiro estudo brasileiro sobre esse coletivo de hackers ativistas. Além disso, desde abril de 2016, atuo como pesquisador visitante do LabLivre, o Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC, um espaço interdisciplinar que desenvolve tecnologias e estuda suas implicações políticas, econômicas, sociais e culturais.

 

Voltar à página inicial